13 abril 2024

Enchente em Rio Branco: rio Acre atinge 15,46 metros e 30 bairros já estão alagados, alerta Defesa Civil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A situação de enchente em Rio Branco não apresenta trégua, conforme alerta Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil local. Na manhã deste domingo, 25 de fevereiro de 2024, o Rio Acre já alcançou a marca de 15,46 metros, com previsão de alcançar os 16 metros ao longo do dia. Falcão lamenta a previsão desanimadora, indicando que a situação é agravada pela contribuição de municípios vizinhos que despejam suas águas no rio.

Aproximadamente 30 bairros da capital acreana já se encontram alagados, e o número de desabrigados está em constante crescimento. As autoridades estão contabilizando aqueles que foram obrigados a deixar suas casas durante a madrugada e foram realocados para sete escolas convertidas em abrigos. Embora não haja um número exato, já são mais de 100 famílias afetadas, com mais de 400 pessoas acolhidas pelo poder público. Estima-se que milhares tenham sido atingidos em Rio Branco.

Monitoramento constante diante do risco de novas chuvas

A única notícia ligeiramente positiva é a estabilização dos igarapés, que também estão cheios. Contudo, a Defesa Civil permanece em alerta, pois novas chuvas podem fazer com que os níveis de água voltem a subir. Cláudio Falcão destaca que o receio principal são as chuvas não apenas na área urbana de Rio Branco, mas também em regiões como a Transacreana, cujas águas acabam por desaguar nos igarapés da capital.

As equipes da Defesa Civil continuam monitorando de perto a situação e estão prontas para responder a novos desdobramentos decorrentes das condições climáticas adversas.

Via ac24Horas.

Veja Mais