14 abril 2024

FGTS será pago via pix a partir de março; entenda como funciona

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Ministério do Trabalho e Emprego lançará nesta terça-feira (27) o FGTS Digital, uma nova forma de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Baseado nos dados do eSocial, essa inovação permitirá a emissão de guias digitais para pagamento. A partir de sexta-feira (01), os trabalhadores terão acesso a essa plataforma, que oferece uma interface totalmente web e diversas opções para geração de guias.

Uma das novidades é que o Pix foi escolhido como método de pagamento para o FGTS, trazendo maior agilidade e praticidade ao processo. O Ministério do Trabalho destaca diversos benefícios, como a emissão rápida e personalizada de guias, a consulta de extratos de pagamentos realizados, a individualização dos extratos de pagamento e a verificação de débitos em aberto.

As guias de pagamento do FGTS poderão ser emitidas tanto no portal do FGTS Digital quanto na própria tela do ambiente web do eSocial. Essa iniciativa conta com a colaboração do Ministério da Fazenda, Ministério da Gestão e Inovação, Conselho Curador do FGTS, Serpro e Caixa Econômica Federal.

Victoria Lacerda, do R7.

Veja Mais