Vanusa Jaqueline dos Santos, de 21 anos, encontrou nas adversidades da vida uma força extraordinária que a levou a alcançar um feito impressionante. Órfã desde os 16 anos, a jovem, que dormia em abrigos e vendia paçoca nas ruas para sobreviver, conquistou o primeiro lugar no vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, onde cursará Letras na modalidade de Educação à Distância (EaD).
A trajetória de Vanusa é marcada por desafios e perdas. Criada pelos avós, aos 11 anos recebeu a notícia trágica da morte da mãe em um acidente de trânsito em Santa Catarina. Posteriormente, morou com o pai em Ponta Grossa, mas aos 16 anos enfrentou mais uma vez a dor da perda, quando seu pai sucumbiu a um câncer. Desde então, viu-se obrigada a viver nas ruas.
A história de Vanusa é uma lição de resiliência e determinação. Mesmo enfrentando as dificuldades do dia a dia, ela não abriu mão de seus sonhos. Utilizando o wi-fi da rodoviária da cidade, estudou incansavelmente para conquistar sua vaga na universidade.
Com o apoio de uma psicóloga do Centro POP, que custeou sua inscrição, Vanusa alcançou a aprovação em primeiro lugar no processo seletivo, tanto pelo sistema de cotas de escola pública quanto pelo sistema de cotas universal.
Após a repercussão de sua história, a solidariedade se fez presente. Vanusa recebeu ajuda financeira e conseguiu alugar um quarto no centro da cidade, proporcionando-lhe um novo começo em sua jornada acadêmica e pessoal. Sua determinação e perseverança são inspiradoras, mostrando que mesmo nas circunstâncias mais difíceis, é possível alcançar os objetivos com determinação e dedicação.
Com informações Tudo Já Existe