20 fevereiro 2024

Operação revela carvoaria clandestina em reserva ambiental em Rondônia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

Durante uma ação conjunta da Polícia Federal e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Reserva Extrativista (Resex) Ouro Preto, localizada em Guajará-Mirim (RO), foi descoberta uma carvoaria clandestina em pleno funcionamento.

A operação, batizada de “Jacaúna”, realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro, tinha como objetivo principal combater crimes ambientais, especialmente o desmatamento ilegal na Resex.

No primeiro dia da operação, a equipe composta por nove agentes da Polícia Federal e quatro servidores do ICMBio encontrou a carvoaria clandestina e um acampamento utilizado para atividades ilegais de desmatamento e beneficiamento de madeira.

As estruturas foram desmanteladas, e os responsáveis enfrentarão acusações por danos à unidade de conservação, bem como por corte ou transformação ilegal de madeira em carvão, crimes passíveis de penas de até 7 anos de reclusão.

No segundo dia da operação, foram realizadas novas ações fiscalizatórias na Resex Rio Ouro Preto e arredores, visando controlar a entrada de pessoas na reserva, permitida apenas para moradores extrativistas e pessoas autorizadas pelo órgão ambiental.

Durante essa fase da operação, dois indivíduos foram flagrados transportando aproximadamente 150 sacos de carvão ilegal em um caminhão. A dupla foi detida e responderá judicialmente por transporte de carvão ilegal, sujeitos a pena de até um ano de detenção e multa. O material ilícito e o veículo foram apreendidos.

Via ac24horas.

Veja Mais