13 abril 2024

Petecão pede ajuda do governo para socorrer vítimas de enchentes no Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) chamou a atenção, em pronunciamento na terça-feira (27), para a situação do Acre, após as enchentes ocorridas recentemente. No domingo (25), o governo estadual decretou situação de emergência para 17 municípios atingidos pela cheia histórica causada por rios e igarapés. Segundo o parlamentar, várias aldeias indígenas nas cabeceiras do Rio Amônia, uma região em áreas altas, que nunca tinha visto uma enchente tão grande, também estão sendo atingidas.

Petecão afirmou ter se reunido com o ministro da Integração, Waldez Góes, para explicar a situação dos municípios e solicitar auxílio ao governo federal.

— Quando se lida com a vida das pessoas, quando se lida com enchentes, nós temos que dar uma certa celeridade, porque às vezes, quando o recurso chegar, daqui a dois ou três meses, ele vai ajudar, vai ajudar a reconstruir, mas as pessoas que hoje estão sendo atingidas com as suas casas e que perderam tudo precisam ter um apoio, seja do governo do estado, seja do governo federal — disse o senador.

O senador também fez um apelo ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para que o governo mande socorro imediato à população.

— Ele [Lula] sabe das necessidades desse povo, que é a região de Xapuri, de Brasileia, de Epitaciolândia, de Assis Brasil. Presidente, nos ajude. Eu estou aqui fazendo este apelo em nome de todo o povo acriano, que clama por socorro. Às vezes, a gente vê essas enchentes aqui no Sul e de repente o governo federal se mobiliza, chega apoio de tudo que é canto. Uma enchente em São Paulo, uma enchente em Santa Catarina, de repente chega apoio de tudo que é lugar. E a gente vê que, às vezes, o Norte é discriminado — disse Petecão.

Fonte: Agência Senado

Veja Mais