O nível do Rio Acre em Assis Brasil continuou a subir na tarde desta quarta-feira, 21 de fevereiro, atingindo a marca de 10,38 metros por volta das 17h30. Segundo o coordenador da Defesa Civil no município, sargento Albuquerque, a enchente está avançando rapidamente, resultando na inundação de algumas localidades na zona rural e na cobertura de pontes.
Em Assis Brasil, a cota de alerta é de 11 metros, enquanto a de transbordamento é de 12,40 metros. De acordo com dados da plataforma Hidroweb da Agência Nacional de Águas (ANA), nas últimas 24 horas, a região registrou um volume de chuvas próximo a 180 milímetros. As intensas chuvas também fizeram com que vários igarapés transbordassem, resultando em pontos de alagamento ao longo da BR-317.
O Centro de Operações de Emergência Regional do Departamento de Madre de Deus, em Iñapari, no Peru, cidade vizinha a Assis Brasil, emitiu um alerta de inundação, recomendando que a população tome precauções e evite atividades próximas às margens do Rio Acre.
Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostraram uma grande concentração de chuvas nas últimas 24 horas na bacia do Rio Acre. O volume de precipitação mais significativo foi registrado na região do Alto Acre, com estimativas entre 100 e 150mm na maior parte da região, e até 160 mm nas proximidades de Assis Brasil e Iñapari, no lado peruano.
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas nas próximas 24 horas em uma faixa do país que inclui o Acre. São esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos (60-100 km/h), o que pode resultar em cortes de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
De acordo com a Defesa Civil de Rio Branco, a tendência é que em até três dias, o volume de água registrado na região do Alto Acre eleve o nível do Rio Acre na capital em até dois metros, aproximando-se dos 12 metros.
Fonte: Maria Fernanda Arival, ContilNet