27 abril 2024

Acre faz história ao receber liga indígena com presença do governador Gladson Cameli, alcançando mais de 170 Países

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: José Caminha/Secom

O estado do Acre protagoniza mais um marco histórico ao sediar o primeiro Festival Huwã Karu Yuxibu, em Rio Branco, onde o governador Gladson Cameli participou da abertura da Liga Indígena (Indigenous League), uma iniciativa da startup Nave Global. Com a presença de 60 atletas do povo Huni Kuin, o festival, que ocorre no Centro Huwã Karu Yuxibu, visa destacar a cultura indígena e disseminar conhecimentos tradicionais através do futebol, alcançando mais de 170 países.

“Esse evento é mais do que nunca para mostrar para o mundo inteiro que a gente luta pela preservação do meio ambiente, pelo nosso direito e também pela integração social”, disse o líder espiritual Mapu Huni Kuin, destacando a importância do festival para mostrar ao mundo a identidade de seu povo e a harmonia entre conhecimento tradicional e inovação na preservação da floresta.

Na abertura da Liga, o governador Gladson Cameli foi apresentado aos uniformes dos times e expressou gratidão pelo apoio do governo ao festival, reconhecendo o pioneirismo do Acre em sediar a competição que movimenta a economia local. A fundadora da Navi Global, Flora Dutra, ressaltou que o Acre está fazendo história ao receber a Liga Indígena, e o governador reforçou o compromisso do Estado em ser parceiro das comunidades indígenas.

Com a presença de lideranças indígenas dos povos Yanomami e Vale do Javari, a criação da Liga Indígena visa não apenas promover o esporte, mas fortalecer a identidade de cada povo. Todo o material do evento será distribuído para mais de 170 países e 200 canais de televisão, destacando não só o esporte, mas também a sustentabilidade e a economia local.

Com uniformes personalizados e chuteiras, os seis times participantes levam não apenas o futebol, mas toda sua ancestralidade para o campo, promovendo a integração e o respeito entre os povos. O Acre segue como referência na valorização da cultura indígena e na promoção da preservação ambiental, mostrando ao mundo seu potencial e sua riqueza natural.

Veja Mais