28 abril 2024

Após destinar emenda, Gerlen Diniz destaca: “Serviço de hemodiálise será oferecido em Sena Madureira”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os moradores de Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do purus que sofrem de problemas nos rins e precisam fazer hemodiálise vem enfrentando ao longo dos anos várias dificuldades. Uma delas diz respeito ao deslocamento toda semana para Rio Branco para fazer o tratamento, visto que, nesses municípios não é ofertada a hemodiálise.

Diante desse problema, o deputado federal Gerlen Diniz (PP) resolveu lutar para que os pacientes tenham uma nova realidade. Com isso, destinou um milhão de reais para que o Governo do Estado, via Sesacre, possa ofertar esse atendimento em Sena Madureira.

Nesta quarta-feira (20) o parlamentar apresentou uma notícia animadora à população. Ele esteve em contato com o Dr. Pedro Pascoal, secretário estadual de saúde, e recebeu a garantia de que até junho deste ano a hemodiálise será realizada em Sena, evitando o destacamento de pacientes para a capital. “Para se ter uma ideia, somente em Sena Madureira, em torno de 20 pacientes tem que se deslocar para rio branco diariamente para fazer hemodiálise, precisam fazer esse tratamento para poder sobreviver. Por que em Sena Madureira não tem esse atendimento? Cruzeiro do Sul tem, Brasileia e Rio Branco também. Segundo o secretário, no máximo até junho esse serviço será oferecido. A empresa que faz o serviço em Rio Branco também fará em Sena Madureira. É uma notícia ótima para os pacientes”, destacou.

Além de tratar sobre a hemodiálise, Gerlen Diniz também defendeu as crianças autistas que não tem o devido atendimento em Sena Madureira. Nesse âmbito, ele defendeu que o Governo do Estado possa fazer um convênio com uma clínica em Sena para garantir o tratamento às crianças. “Esse convênio tem que ser efetivado com uma clínica particular em Sena Madureira para poder oferecer tratamento para as crianças neurodivergentes que são autistas e aquelas com tdah (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). Em Sena Madureira, não tem um local público para fazer esse atendimento. Então, é necessário fazer um convênio. Já estive, inclusive, fazendo uma visita a clínica do Dr. Pedro Kredens, estive com ele, conversei com o secretário a respeito da clínica e o secretário estará em Sena na próxima sexta-feira. Vamos intensificar o diálogo sobre esse convênio para que as crianças possam receber esse atendimento em Sena Madureira sem ter que se deslocar a rio branco”, finalizou.

Veja Mais