9 outubro 2024

Boletim de enchentes – 5 de Março

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Para inspecionar as áreas afetadas pelas enchentes dos rios no Acre, o governador Gladson Cameli recebeu uma comitiva composta pelos ministros da Integração, Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Waldez Góes e Marina Silva.

Embora a cidade de Brasileia tenha sido o ponto inicial, a ação se estendeu a todos os 19 municípios atingidos pelas enchentes. O governador e os ministros lideraram uma reunião crucial para discutir as medidas necessárias nessas localidades.

As cidades mais afetadas incluem Brasileia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Plácido de Castro e Xapuri. Os prefeitos desses municípios participaram do encontro, juntamente com ministros, governador e representantes da bancada federal do Acre, fornecendo relatos impactantes sobre os efeitos das enchentes em seus territórios.

Em Rio Branco, os ministros, acompanhados do governador e da vice-governadora, Mailza Assis, visitaram os abrigos no Parque de Exposições, onde estão sendo atendidas 2.969 pessoas. O ministro enfatizou que todos os planos de emergência enviados foram aprovados.

O Rio Acre atingiu 17,75 metros na manhã de segunda-feira, 4, registrando a segunda maior enchente na capital, superando a marca anterior. Na medição da tarde, o rio continuou a subir, alcançando 17,81 metros.

Na manhã desta terça-feira, 5 de março, o Rio Acre estava em 17,84 metros na capital.

De acordo com dados do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), nas 14 cidades mais críticas, há 97 abrigos públicos atendendo 9.954 pessoas desabrigadas. Há ainda 17.480 pessoas desalojadas e 12.000 atingidas pela cheia do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul.

A segurança do Estado orienta os afetados pela enchente a entrarem em contato pelos números 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros) para registro de ocorrências e solicitação de atendimentos de urgência e emergência.

Quanto à previsão do tempo para terça-feira, 5 de março, espera-se céu nublado a encoberto com chuva a qualquer hora do dia no oeste do Acre. Na capital e demais regiões do estado, prevê-se céu nublado, com sol entre muitas nuvens, mormaço e pancadas de chuva com trovoadas à tarde e à noite.

A Energisa aconselha os clientes afetados pela cheia a não tentarem consertar falhas na energia e a desligarem o disjuntor de energia em caso de inundação em suas residências. A empresa está em colaboração com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para avaliar ou realizar o desligamento da energia, se necessário.

Para relatar perigos na rede elétrica, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento: aplicativo Energisa ON, Gisa (www.gisa.energisa.com.br) e call center 0800-647-7196.

Via Agência de Notícias do Acre.

Veja Mais