27 abril 2024

Brasil, Bolívia e Peru unem forças no combate à Violência Contra a Mulher

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na última quarta-feira, 27, a cidade de Brasiléia se tornou o epicentro de um evento histórico, com a realização do Encontro Trinacional Mulheres e Dignidade. O evento reuniu autoridades da segurança pública do Acre, Bolívia e Peru, além de representantes do consulado boliviano, em uma iniciativa conjunta para enfrentar a violência contra a mulher.

Representando a Polícia Civil do Acre (PCAC), a coordenadora do projeto Bem-Me-Quer e delegada, Dra. Juliana De Angelis, e a coordenadora da Delegacia da Mulher e delegada, Dra. Elenice Frez, desempenharam papéis fundamentais nesse encontro. As delegadas apresentaram detalhes sobre as leis nacionais brasileiras voltadas para o combate à violência contra a mulher, além de discutir a atuação da polícia civil e sua delegacia especializada nesse tipo de crime.

“O projeto Bem-Me-Quer, desenvolvido pela PCAC, tem como objetivo central a humanização do atendimento as crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Busca-se proporcionar um ambiente mais acolhedor e adequado no âmbito das unidades de Polícia Judiciária, visando o bem-estar e a proteção das vítimas”, enfatizou a Dra. Juliana De Angelis.

A coordenadora do Bem-Me-Quer ressalta, ainda, que o trabalho vai além da aplicação da lei, é sobre restaurar a dignidade e empoderar as vítimas, é sobre oferecer esperança e construir um futuro livre de violência. A PCAC está comprometida em fazer a diferença na vida das mulheres e hoje, unindo forças com nossos parceiros bolivianos e peruanos, a instituição está mais determinada a alcançar esse objetivo.

Segundo a coordenadora da Delegacia da Mulher, Elenice Frez, a DEAM, como é conhecida popularmente, trabalha diariamente na linha de frente contra um dos males mais cruéis que assolam a sociedade, a violência de gênero. “Nosso compromisso é inabalável e nossa missão é clara, garantir que cada mulher que entra por nossas portas encontre não apenas justiça, mas também apoio, acolhimento e proteção”, enfatizou.

Durante o encontro, foram discutidas tratativas entre autoridades brasileiras, bolivianas e peruanas, visando estabelecer ações conjuntas e políticas públicas eficazes no enfrentamento da violência praticada contra as mulheres, um problema recorrente em vários países.

Essa iniciativa trinacional representa um passo significativo na luta contra a violência de gênero, destacando a importância da cooperação internacional e do compartilhamento de boas práticas para a promoção da dignidade e dos direitos das mulheres em toda a região.

Veja Mais