Após a recente vazante do Rio Acre, que ficou elevado por uma semana acima dos 17 metros em Rio Branco, o Calçadão da Gameleira, um dos pontos turísticos do Segundo Distrito da capital, pode enfrentar outra interdição devido às rachaduras que surgiram na área.
A Defesa Civil de Rio Branco alertou que a região novamente apresenta riscos para pedestres e visitantes. No ano passado, a área já havia sido parcialmente fechada devido às mesmas rachaduras. O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou ao ContilNet que o órgão está monitorando a situação e pretende solicitar a interdição do local, prevista para acontecer até o início de abril.
Em 2023, o calçadão já havia passado por manutenção devido a problemas de erosão detectados após a vazante do Rio Acre. Na época, a Secretaria Estadual de Obras Públicas (Seop) realizou trabalhos preventivos para conter a deterioração no local.
Durante a recente enchente de 2024, o calçadão foi novamente afetado, sendo interditado devido ao aumento do nível do Rio Acre, que cobriu parte da área. As autoridades estão tomando medidas para garantir a segurança e integridade do local, considerando os desafios enfrentados devido às condições climáticas e à vulnerabilidade da região às cheias do rio.
Via Contilnet.