8 outubro 2024

Câmara-e.net e Procon RJ alertam consumidores sobre fraudes online

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Às vésperas do Dia do Consumidor, a ser comemorado na sexta-feira (15), o Procon-RJ e a Câmara Brasileira de Economia Digital (Câmara-e.net) estão emitindo alertas sobre compras online e os riscos de golpes, especialmente em promoções.

O Procon RJ está realizando um mutirão de negociações de débito ao longo desta semana. Hoje (12), as negociações envolvem concessionárias de serviços públicos; na quarta (13) e na quinta-feira (14), bancos; e na sexta, empresas de telecomunicações e a Riocard Mais, empresa de bilhetagem eletrônica.

A diretora de Atendimento do Procon RJ, Evelyn Capucho, recomenda evitar compras por impulso para evitar endividamento. Ela também aconselha verificar a reputação das lojas e fornecedores, além de garantir que haja meios de contato disponíveis para resolver problemas pós-compra.

O coordenador dos Comitês de Meios de Pagamento e Antifraude da Câmara-e.net, Gerson Rolim, destaca a importância de não clicar em links recebidos por e-mail devido ao risco de phishing. Ele também alerta sobre golpes por telefone, SMS e até mesmo por inteligência artificial, onde fraudadores fazem-se passar por empresas conhecidas para roubar informações.

Evelyn Capucho destaca que o Procon RJ disponibiliza uma cartilha sobre fraudes virtuais em seu site, além de uma lista de sites considerados não confiáveis, atualizada anualmente, para que os consumidores possam verificar se uma oferta recebida é legítima.

Ambos os especialistas recomendam pesquisar a reputação das lojas no Reclame Aqui e TripAdvisor, verificar a segurança do site através de um cadeado verde e preferir sites que ofereçam múltiplos meios de pagamento, além de manter os softwares atualizados.

Com o aumento do uso da inteligência artificial por criminosos, Rolim ressalta a necessidade de novas táticas de mitigação de riscos. Ele alerta que o consumidor deve sempre documentar qualquer problema com a compra e procurar o Procon para registrar uma reclamação, caso a empresa não resolva a questão.

Veja Mais