Geral

Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em todas as regiões do Brasil

O boletim Infogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (7), revela um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todas as regiões do Brasil. Embora a Covid-19 prevaleça no Centro-Sul, outras áreas, como o Sudeste, também registram quadros de influenza, o vírus da gripe. No Norte e no Nordeste, o aumento de casos de influenza é notável, especialmente entre a população adulta.

O levantamento indica que 18 das 27 capitais brasileiras apresentam uma tendência de crescimento nos casos de SRAG nas últimas seis semanas. Entre elas estão Aracaju (SE), Belém (PA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP), Maceió (AL), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Além do aumento nos casos de Covid-19 e influenza, o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, alerta para o avanço do vírus sincicial respiratório (VSR), que tende a afetar mais crianças e idosos.

Gomes ressaltou a importância da vacinação contra Covid-19 e gripe, além do uso de máscaras como medidas cruciais para prevenção. Ele destacou que as máscaras reduzem significativamente o risco de contrair vírus respiratórios, especialmente em ambientes de saúde, que estão recebendo um grande número de pessoas infectadas.

Com o cenário de aumento de casos de SRAG em todas as regiões do país, a atenção e as medidas preventivas tornam-se ainda mais importantes para conter a propagação dessas doenças respiratórias.

Via Brasil61.