27 abril 2024

Declarações polêmicas de Milei resultam na expulsão de diplomatas argentinos pela Colômbia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Javier Milei, o presidente da Argentina, provocou uma forte reação ao chamar Gustavo Petro, presidente da Colômbia, de “assassino terrorista” durante uma entrevista à rede CNN. Como resposta, o governo colombiano decidiu expulsar os diplomatas argentinos da embaixada em Bogotá nesta quarta-feira (27).

Em uma parte da entrevista divulgada, Milei fez críticas contundentes a Petro, afirmando que “não se pode esperar muito de alguém que era um assassino terrorista”.

Além disso, Milei também direcionou suas críticas ao presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, chamando-o de ignorante: “É um elogio que um ignorante como López Obrador fale mal de mim, isso me enaltece”.

O Ministério de Relações Exteriores da Colômbia emitiu um comunicado expressando repúdio às declarações de Milei, destacando que essas palavras ofendem a dignidade do presidente Petro, que foi eleito democraticamente, e prejudicam a relação de confiança entre os dois países.

Essa não é a primeira vez que Milei causa controvérsia com a Colômbia. Em janeiro, o país convocou seu embaixador na Argentina após Milei se referir a Petro como “um comunista assassino”, o que gerou também um comunicado do Ministério de Relações Exteriores colombiano.

Historicamente, Colômbia e Argentina mantiveram boas relações diplomáticas e comerciais, mas as divergências políticas entre os líderes atuais têm contribuído para tensões entre os países.

É importante notar que Milei já se retratou por declarações polêmicas anteriormente, como quando chamou o Papa Francisco de “comunista” durante a campanha presidencial, mas depois se encontrou com o pontífice e expressou sua admiração por ele.

Via G1 Globo.

Veja Mais