27 abril 2024

Desvendando mitos e verdades sobre o chocolate: 8 informações essenciais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O chocolate é um dos doces mais apreciados em todo o mundo, mas existem muitos mitos e verdades em torno desse alimento delicioso. Com a ajuda de especialistas, vamos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o chocolate. Confira abaixo:

Chocolate pode viciar?

    • Mito. De acordo com a nutricionista Alexandra Corrêa de Freitas, o chocolate não contém substâncias que levam ao vício. Embora seja prazeroso de consumir, não causa dependência como algumas drogas.

Chocolate faz bem para o coração?

    • Verdade. O chocolate amargo, com alta concentração de cacau, pode trazer benefícios à saúde cardiovascular devido aos flavonoides presentes, desde que seja consumido de forma equilibrada e aliado a outros cuidados com a saúde do coração.

Chocolate ajuda a aliviar ansiedade e depressão?

    • Mito. Embora possa proporcionar sensações de bem-estar temporário devido à liberação de neurotransmissores como serotonina, dopamina e endorfina, o chocolate não é um tratamento para ansiedade e depressão, que requerem diagnóstico e tratamento médico adequado.

Chocolate é antioxidante?

    • Verdade. O cacau presente no chocolate possui substâncias antioxidantes como os flavonoides, que ajudam a neutralizar radicais livres e proteger as células contra danos oxidativos.

Chocolate causa espinhas?

    • Mito. O chocolate em si não é o responsável pelo surgimento de espinhas, mas o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar pode favorecer o desenvolvimento de acne devido ao aumento da produção de sebo na pele.

Chocolate amargo não engorda?

    • Mito. Apesar de ser uma opção mais saudável em comparação com o chocolate ao leite e branco, o chocolate amargo ainda contém calorias e deve ser consumido com moderação para evitar o ganho de peso.

Chocolate ajuda a reduzir o colesterol?

    • Verdade. Estudos mostram que o consumo moderado de cacau pode estar relacionado à redução dos níveis de colesterol no sangue, mas é importante manter uma dieta equilibrada para obter benefícios significativos.

Chocolate é afrodisíaco?

    • Verdade. O chocolate, especialmente o amargo devido à sua concentração de cacau, possui substâncias que podem estimular a libido e melhorar o desempenho sexual, além de proporcionar sensações de prazer e bem-estar.

Esses esclarecimentos ajudam a desmistificar algumas ideias comuns sobre o chocolate e destacam a importância de consumi-lo de forma equilibrada, aproveitando seus benefícios sem exageros.

Via CNN Brasil.

Veja Mais