8 outubro 2024

Detran retoma ação itinerante para levar cidadania e inclusão às comunidades rurais do Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), anunciou a retomada, neste ano, da ação itinerante da autarquia, destinada a realizar atendimentos específicos em comunidades rurais e vilas do estado.

O Detran Itinerante foi reduzido após a instalação de postos fixos de atendimento nos municípios que não possuíam Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Em dezembro de 2023, a autarquia inaugurou uma nova unidade em Marechal Thaumaturgo.

“Agora estamos retornando com esse serviço, começando pela Vila Verde, localizada no quilômetro 58 da Rodovia Transacreana. O Detran leva cidadania ao homem do campo e ao produtor que não dispõe de muito tempo para se deslocar até a cidade para frequentar uma autoescola, renovar a habilitação ou emitir uma guia para pagamento de impostos. Todos esses serviços estarão à disposição dos moradores da Vila Verde”, afirmou a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.

“Além disso, estamos buscando viabilizar a presença de uma autoescola para esses locais mais isolados, para que os beneficiários do CNH Social, na modalidade Rural, possam dar continuidade aos processos de habilitação no próprio local, levando nossos serviços à população”, acrescentou.

Uma equipe do Detran realizou uma visita técnica na Comunidade Vila Verde, em fevereiro, para vistoriar os locais onde os serviços da autarquia serão oferecidos à comunidade local.

Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) desta terça-feira, 12, o deputado estadual e líder do governo na Casa, Pedro Longo, que já ocupou a presidência do Detran, elogiou o trabalho realizado pela autarquia.

“Quero agradecer a predisposição e sensibilidade da direção do Detran em analisar a sugestão de incluir o CNH Social Rural dentro do programa existente, que é o Detran Itinerante. Parabenizo a gestão do Detran por se preocupar com a comunidade rural”, disse.

As tratativas para implementação desse projeto ainda estão em fase inicial, com conversas entre Estado e Legislativo para avançar na pauta.

“Entendemos que a autarquia precisa estar onde a população mais precisa dos serviços públicos, o que gera economia de tempo e dinheiro para o cidadão, que teria que se deslocar. O Detran Itinerante representa o Estado presente na vida de quem mais necessita”, concluiu Taynara.

Via Agência de Notícias do Acre.

Veja Mais