30 abril 2024

Estudante de medicina é preso pela PF por suspeita de fraudar Enem no Pará

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Federal prendeu na tarde de sexta-feira (29), em Belém, um suspeito de ter feito provas do Enem no lugar de pelo menos outras duas pessoas. A prisão foi realizada como parte da operação Passe Livre, deflagrada em 16 de fevereiro deste ano, em Marabá, sudeste do Pará. A defesa do investigado informou que vai recorrer da prisão.

O suspeito, identificado como André Rodrigues Ataíde, 23 anos, estudante de medicina, estava na casa de parentes na capital paraense quando foi capturado, às 14h30, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva por falsidade ideológica, uso de documento falso e estelionato com causa de aumento de pena (por ter sido praticado contra autarquia).

André é o principal alvo da investigação da Polícia Federal. Segundo as autoridades, ele teria realizado a prova do Enem para um parente em 2022 e para um amigo de longa data em 2023, falsificando a assinatura ao assinar as provas. Ambos os candidatos foram aprovados através da fraude.

O estudante era matriculado na Universidade do Estado do Pará (UEPA) no campus de Marabá, no sudeste do estado, e possuía um histórico escolar com boas notas. A UEPA decidiu suspender os três alunos de medicina investigados pela Polícia Federal.

Após os procedimentos legais na Superintendência da Polícia Federal no Pará, André foi encaminhado ao Sistema Penal. Seu advogado de defesa, Diego Adriano Freires, alega que “a prisão é uma medida extremamente gravosa e desproporcional, visto que André tem cooperado com as autoridades desde o início das investigações. Iremos solicitar a revogação da prisão de nosso cliente.”

Via ac24horas.

Veja Mais