8 outubro 2024

Médico brasileiro comanda o 1º transplante de rim de porco para um humano, nos EUA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O médico brasileiro Leonardo Riella comandou o primeiro transplante de rim usado o órgão de um porco, geneticamente modificado, em um paciente vivo. A cirurgia foi feita em um hospital em Boston, onde o médico atua.

Essa é a primeira vez que o transplante foi feito em um paciente vivo. Antes, em 2021, uma equipe de Nova York havia feito em um paciente que teve morte cerebral em uma pesquisa.

A cirurgia realizada no Massachussets General Hospital é um marco para a medicina e representa um avanço para milhares de pessoas que aguardam por um transplante de rim. Segundo a equipe médica, o paciente se recupera bem.

Toda semana, temos que retirar pacientes da lista de espera porque ficam muito doentes para fazer um transplante durante a diálise. A disponibilidade oportuna de um rim poderia dar a oportunidade a milhares de pessoas de obter um tratamento muito melhor para a insuficiência renal do que a diálise.
— Leonardo Riella, médico brasileiro que comandou o transplante.

O paciente que recebeu o rim é um homem de 62 anos, negro, com doença renal em estágio avançado. Segundo o médico, ele está se recuperando e os primeiros sinais são promissores.

Por G1

Veja Mais