Início / Versão completa
Justiça

MPAC obtém na Justiça instalação de sala de estabilização para pacientes críticos no Bujari em 90 dias

Por Redação 13/03/2024 16:18 Atualizado em 13/03/2024 16:18
Publicidade

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa do Bujari, obteve decisão judicial que obriga o ente estadual a instalar, no prazo de 90 dias, uma sala de estabilização (SE) na unidade básica de saúde Raimunda Porfírio Ramos ou em outro local adequado. A decisão foi proferida pela Vara Única do Bujari e a medida é vista como fundamental para garantir o atendimento adequado à população em situações de urgência e emergência.

Publicidade

A determinação judicial ocorreu em resposta a uma ação civil pública de obrigação de fazer com pedido de tutela antecipada, ajuizada pelo promotor de Justiça Antônio Alceste Callil, solicitando que a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) providenciasse a criação da sala de estabilização.

A ação foi proposta após tratativas do MPAC com a Sesacre e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para a criação da sala de estabilização, considerando o número de óbitos ocorridos, já que pacientes graves não podem ser regulados no município, sendo necessário o transporte terrestre para Rio Branco, distante 25 km do município.

O pedido do MPAC foi concedido pelo Juízo de 1º grau, mas a liminar foi suspensa pela 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). Agora, no julgamento do mérito, o juiz titular da unidade condenou o ente estadual.

Publicidade

Na sentença, o Juiz de Direito Manoel Pedroga reconheceu a urgência da instalação da SE e determinou um cronograma para sua implementação. O ente estadual terá 30 dias para elaborar, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, um plano estratégico para definir as metas de organização da SE. A instalação da estrutura deverá ser concluída em 60 dias após a entrega do planejamento, totalizando um prazo máximo de 90 dias para o início do funcionamento da SE.

A decisão judicial também estabelece que o ente estadual disponibilize os recursos necessários para a SE, incluindo equipamentos, materiais, medicações e recursos humanos. A equipe técnica da SE será composta, preferencialmente, por servidores públicos do Bujari que estão cedidos para Rio Branco, embora seja possível haver outras designações de profissionais.

Caso a ordem não seja cumprida, será aplicada multa de R$ 5 mil por cada dia de descumprimento, limitada a 30 dias.

* Com informações do TJAC

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.