27 abril 2024

Saneacre conclui obras de reforço na barragem de Bujari, garantindo maior segurança hídrica à população

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governo do Estado, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), anunciou nesta quarta-feira, 27, a conclusão das obras de reforço e ampliação da barragem no município de Bujari, em parceria com a prefeitura local. A intervenção, que durou quase um mês, teve como objetivo principal garantir segurança no abastecimento da população bujariense após o rompimento da contenção durante as fortes chuvas ocorridas nas últimas semanas de fevereiro passado.

De acordo com o presidente do Saneacre, José Bestene, apesar do estrago proporcionado pelos temporais, que causaram danos em vários municípios do estado, nenhum usuário dos serviços da autarquia no Bujari ficou sem água, graças à imediata intervenção dos servidores do Saneacre em parceria com a Prefeitura do município. “É meta prioritária da gestão Gladson Cameli universalizar os serviços de água e esgoto. Portanto, trabalhamos dia e noite para alcançar nosso objetivo”, comentou Bestene.

Alan Ferraz, diretor de operações do Saneacre, explicou que as obras foram realizadas de forma ágil e eficiente, visando restaurar e fortalecer a estrutura da barragem. “Tivemos que agir rapidamente para recuperar a barragem que rompeu. Agora, prolongamos a barreira de concreto e reforçamos a contenção com barro, para assim, com as comportas fechadas, armazenarmos água suficiente sem a preocupação de um novo rompimento”, afirmou Ferraz.

Equipe técnica e presidente do Saneacre, José Bestene, e representantes da câmara de vereadores, bem como, da Prefeitura municipal, como o prefeito Padeiro. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

Além disso, desde o ano passado, a autarquia tem contemplado o município com diversas melhorias no sistema de abastecimento de água. Houve investimentos desde a captação até o tratamento, com aumento da capacidade de reserva e aprimoramentos na qualidade da água. Após a crise hídrica de 2022, o Saneacre instalou uma nova Estação de Tratamento compacta, como parte de um esforço contínuo para garantir o acesso à água potável de qualidade para toda a comunidade de Bujari.

Via Agência Acre

Veja Mais