27 abril 2024

Situação de emergência devido à seca em sete municípios de Rondônia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) publicou no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria nº 861, datada de 13 de março de 2024, reconhecendo a situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido à estiagem. Os municípios afetados são: Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Campo Novo de Rondônia, Cerejeiras, Espigão d’Oeste, Ji-Paraná, Parecis e Vilhena.

A estiagem e os baixos índices pluviométricos nessas regiões, combinados com as previsões meteorológicas do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), indicam a possibilidade de uma seca severa durante o verão amazônico em Rondônia. Isso pode resultar em dificuldades no abastecimento de água para a população.

Os municípios incluídos na lista de emergência podem solicitar uma série de benefícios econômicos, logísticos e estruturais do governo federal. Isso inclui o adiantamento de parcelas de programas sociais, envio de água para consumo humano, liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), participação na operação “Carro Pipa Federal”, entre outros apoios.

Via ac24horas.

Veja Mais