27 abril 2024

Soldados israelenses brincam com roupas íntimas de mulheres de Gaza em publicações online

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Soldados israelenses têm sido alvo de críticas após a divulgação de fotos e vídeos nas redes sociais em que aparecem brincando com roupas íntimas femininas encontradas em lares palestinos durante a operação militar em Gaza. Essas publicações geraram um debate sobre a conduta das tropas em meio ao conflito e à crise humanitária na região.

Em um dos vídeos, um soldado israelense é visto sorrindo enquanto segura roupas íntimas de cetim branco sobre a boca aberta de um companheiro deitado em um sofá. Em outra postagem, um soldado aparece sentado em cima de um tanque segurando um manequim feminino vestido com um sutiã preto e capacete, fazendo comentários irônicos sobre encontrar uma “esposa em Gaza”.

Essas imagens foram amplamente compartilhadas nas redes sociais e republicadas por diversos usuários, gerando críticas e repúdio por parte de diversos setores da sociedade, incluindo organizações de direitos humanos e a comunidade internacional.

A porta-voz do Escritório de Direitos Humanos da ONU, Ravina Shamdasani, condenou as publicações, afirmando que são humilhantes para as mulheres palestinas e para todas as mulheres, destacando a necessidade de respeito e dignidade em todas as circunstâncias, especialmente em tempos de conflito.

A Força de Defesa de Israel (IDF) foi questionada sobre as publicações e respondeu afirmando que investiga incidentes que desviam das ordens e dos valores esperados dos soldados. Em casos em que há suspeita de delitos criminais, a Polícia Militar abre investigações e toma as medidas necessárias de acordo com a gravidade do comportamento.

Via CNN Brasil.

Veja Mais