16 junho 2024

Com mais de 17 mil inscritos, Acre ganha reforço da Força Nacional para ‘Enem dos Concursos’

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um dos eventos mais esperados em todo o país é a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que ficou conhecido como “Enem dos Concursos”. Um levantamento do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgado no final de fevereiro mostrou que o Acre teve 17.756 inscritos.

Para manter a segurança e a ordem durante a aplicação das provas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, publicou a Portaria nº 661, que autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao MGI, nos eventos relacionados à segurança do Concurso Público Nacional Unificado, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. O documento foi publicado nesta segunda-feira, 22, no Diário Oficial da União (DOU).

A atuação da Força Nacional também deve prevalecer nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, no período de 3 a 6 de maio.

“A operação terá o apoio logístico do ente apoiado, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O emprego da Força Nacional de Segurança Pública de que trata a portaria será efetuado em articulação com os órgãos de segurança pública do Estado do Acre, sob coordenação da Polícia Federal”, destaca a portaria.

Em todo o país, são 2,6 milhões de inscritos para o concurso unificado. Dos participantes do Acre, 2,84% têm acima de 18 anos. A divulgação dos cartões de inscrição vai ser realizada a partir de quinta-feira, 25, e a aplicação da prova está marcada para domingo, 5 de maio. A divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas deve ser publicada no dia 7 de maio. Já as notas finais devem ser divulgadas no dia 21 de junho. A convocação deve ocorrer a partir de 5 de agosto.

O secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, Américo Gaia, destacou que eventos de grande proporção sempre são considerados pela pasta como prioridades nesse reforço.  “Ficam sob a governança da coordenação da Polícia Federal, porque são eventos de cunho federal, mas a Segurança Pública estadual, como bombeiros e polícias militar e civil, estarão sim oferecendo apoio. Ajudam no que diz respeito à segurança das adjacências do evento, porque há uma aglomeração muito grande de pessoas, e a Força Nacional vem também para colaborar no sentido de otimizar os recursos humanos locais, para manter a tranquilidade antes, durante e depois do evento, na dispersão das pessoas”, garante.

Por Secom

Veja Mais