24 julho 2024

Cometa do Diabo será visível no Acre neste domingo: saiba como observar

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

Neste domingo, 21 de abril, os moradores do Acre terão a oportunidade de visualizar o “Cometa do Diabo”, que estará visível no céu até aproximadamente às 19h50, devido à localização do estado no extremo leste do Brasil.

Segundo Filipe Monteiro, pesquisador do Observatório Nacional, o cometa se tornará mais visível no Hemisfério Sul devido à sua máxima aproximação ao Sol, conhecida como periélio, marcada para o dia 21 de abril. Desde o dia 7 de abril, observadores no Nordeste do país têm registrado a passagem do cometa.

A visibilidade do cometa a olho nu não pode ser garantida devido à imprevisibilidade do brilho desses corpos celestes. Por isso, pode ser necessário o uso de binóculos ou telescópios para uma melhor observação.

Monteiro também destaca que a presença da Lua cheia pode dificultar a visualização do cometa, pois seu brilho interfere na observação de objetos astronômicos. No entanto, a visibilidade do cometa será mais interessante algumas noites antes e após a Lua cheia.

Para observar o cometa, os interessados devem olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol. Ele estará visível logo após o pôr do sol, inicialmente abaixo da constelação de Touro e, a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, entre as 17h40 e 18h30, variando conforme a região do Brasil devido aos horários de pôr do sol em cada localidade.

Com informações do UOL.

Veja Mais