16 junho 2024

Deputado Gerlen Diniz aborda demandas ambientais do Acre em reunião no Ibama, em Brasília

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O deputado federal Gerlen Diniz (Progressista) esteve em Brasília, onde visitou o escritório central do Ibama, para abordar questões cruciais relacionadas à preservação ambiental no Acre. O foco da discussão recaiu sobre a reserva extrativista Cazumbá-Iracema, as florestas nacionais Macauã e São Francisco, bem como as aldeias indígenas da região.

Recebido pelo presidente do órgão ambiental, Rodrigo Agostinho, o parlamentar apresentou as demandas dos trabalhadores extrativistas, que pleiteiam autorização para a instalação de tanques visando à criação de peixes. Além disso, expôs a necessidade dos moradores das florestas Macauã e São Francisco, que almejam autorização para a instalação de kits de energia fotovoltaica em áreas de difícil acesso.

Diniz expressou otimismo quanto às respostas favoráveis por parte do presidente Agostinho: “Vamos ter respostas favoráveis, segundo me garantiu o presidente Rodrigo Agostinho.”

Outro ponto abordado foi a situação dos povos indígenas, que carecem de autorização para a instalação da rede elétrica. Em algumas aldeias, embora haja infraestrutura básica como postes e fiação, falta a licença ambiental para conectar as residências à rede elétrica.

O presidente do Ibama reiterou o compromisso em trabalhar em conjunto com o deputado para encontrar soluções. “Com relação aos outros pedidos, vamos analisar um a um e tenho certeza que vamos ter uma boa resposta para o povo do estado do Acre”, afirmou Rodrigo Agostinho.

Veja Mais