Os eleitores brasileiros têm até o dia 8 de maio para solicitar a primeira via do título eleitoral e resolver pendências no cadastro eleitoral. Após esse prazo, não será mais possível obter os serviços. No Acre, é possível verificar se há alguma pendência no título através do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC).
“Após essa data, o cadastro fica fechado e não conseguimos mais atender o eleitor. Esse prazo é necessário para que a Justiça Eleitoral possa organizar a quantidade exata de eleitores e realizar a eleição”, explicou o coordenador da Corregedoria Regional Eleitoral, Adenilson Pontes.
As eleições deste ano estão agendadas para o dia 6 de outubro, com eventual segundo turno marcado para o dia 27 do mesmo mês em cidades com mais de 200 mil eleitores. Serão escolhidos prefeitos e vereadores de mais de 5,5 mil municípios do país. No Acre, cerca de 590 mil eleitores estão aptos a votar.
Nas eleições municipais, não é permitido o voto em trânsito. Isso significa que eleitores que estejam em uma cidade diferente de seu domicílio eleitoral não podem participar da votação e devem justificar a ausência. Esse procedimento pode ser feito através do e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral, pelo site do TSE ou em cartórios eleitorais.
Para os eleitores que votarão pela primeira vez nas eleições deste ano, é possível solicitar o documento. Este grupo inclui jovens entre 16 e 18 anos (voto facultativo) e a partir de 18 anos (voto obrigatório).
A emissão do título pode ser feita a partir dos 15 anos de idade, mas o voto só pode ser exercido a partir dos 16 anos completos. Para obter o primeiro título, o jovem deve comparecer ao cartório eleitoral para a coleta da biometria.