17 maio 2024

Em Cruzeiro do Sul, Estado qualifica servidores sobre uso de drones nos setores agrícola e florestal

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governo do Acre, por meio da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), promoveu durante esta semana, em Cruzeiro do Sul, uma capacitação sobre o uso de drones para técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Ipam) e da pasta da Agricultura do município.

A iniciativa visa aperfeiçoar a atuação de técnicos, de modo a garantir que o uso adequado da tecnologia assegure a geração de produtos aceitáveis, como a delimitação de loteamentos, o mapeamento de propriedades, entre outros, nos setores agrícola e florestal, além de qualificar os serviços ofertados na área urbana de Cruzeiro do Sul.

A qualificação foi executada em etapas. Inicialmente, foram abordados os princípios da fotogametria, ou seja, como se dá a captura de imagens por meio de drones e os produtos oriundos de suas fotografias. Em seguida, os técnicos manusearam o equipamento para aprofundar os conhecimentos sobre a nova tecnologia, e, para finalizar, realizaram o planejamento automatizado de voo, por meio do uso de aplicativos.

Iniciativa também estimula o avanço do agronegócio e fortalece o combate ao desmatamento na região. Foto: Diego Silva/Secom

Além da promoção de conhecimento e qualificação de profissionais, a política estimula o crescimento do agronegócio e fortalece o combate ao desmatamento na região. “São tecnologias que nos permitem mapear áreas que consideramos grandes, o que possibilita um maior alcance do trabalho de fiscalização, reduzindo, desse modo, o desmatamento; como também propicia a realização de levantamentos de áreas produtivas, de pastagem, de espécies frutíferas, entre outras, gerando um movimento destinado a alavancar a produção rural”, ratificou Márcio Ferreira, responsável por ministrar, por meio da Funtac, capacitações voltadas ao manejo florestal sustentável.

Clodomir: “As novas tecnologias otimizam nossos serviços”. Foto: Diego Silva/Secom

Clodomir da Silva, membro da Secretaria de Agricultura de Cruzeiro do Sul, avaliou: “Otimiza os serviços da pasta de Agricultura do município e do Estado. O drone veio para revolucionar serviços que ofertamos à população, por isso, temos que nos adaptar ao uso das novas tecnologias”.

Via Secom

 

Veja Mais