30 abril 2024

Justiça Federal revoga prisões de suspeitos de colaborarem com fuga de detentos em Mossoró

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na última quarta-feira (10), a 8ª Vara da Justiça Federal em Mossoró (RN) revogou as prisões preventivas de cinco suspeitos, os quais são acusados de colaborar para a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal em Mossoró, ocorrida em 14 de fevereiro.

Devido ao processo estar sob sigilo, tanto o nome do juiz responsável pela decisão quanto os nomes dos cinco detentos beneficiados pela sentença não foram divulgados até o momento desta notícia.

Além de revogar as prisões, o magistrado também anulou os efeitos de outros dois mandados de prisão ainda não cumpridos, cujos alvos eram considerados foragidos.

Os fugitivos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça escaparam da penitenciária de segurança máxima durante a última Quarta-Feira de Cinzas. Segundo investigações preliminares, os detentos teriam utilizado ferramentas encontradas dentro do presídio para abrir o buraco por onde fugiram de suas celas individuais, aproveitando-se da reforma interna em andamento na unidade potiguar.

Essa fuga representa o primeiro incidente desse tipo no sistema penitenciário federal desde sua criação em 2006, com o propósito de isolar líderes de organizações criminosas e detentos de alta periculosidade.

Após 50 dias em fuga, Nascimento e Mendonça foram capturados no último dia 4, em Marabá, a aproximadamente 1,6 mil quilômetros de distância da penitenciária federal. A operação de captura envolveu mais de 500 agentes de forças de segurança federais e estaduais, resultando na prisão de 14 pessoas, incluindo os dois fugitivos e quatro criminosos que estavam com eles no momento da detenção.

 

Veja Mais