13 abril 2024

Marina Silva se reúne com Esther Dweck e promete nova proposta aos servidores ambientais em meio à paralisação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nesta ultima quarta-feira (3), as ministras Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e Marina Silva, do Meio Ambiente, se reuniram para discutir a reestruturação das carreiras ambientais. O encontro ocorreu no Ministério da Gestão, em Brasília, com a presença do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho.

Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente, a pasta de Esther Dweck apresentará uma nova proposta aos servidores na próxima mesa de negociação, prevista para os próximos dias, porém, sem uma data específica marcada até o momento.

A paralisação dos servidores ambientais afeta o Ibama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Serviço Florestal Brasileiro. Entre as principais demandas dos servidores estão o reajuste salarial e a reestruturação de carreiras.

Diante da ausência de reajuste, os servidores estão em mobilização nacional, focando apenas em atividades burocráticas e reduzindo o número de fiscalizações, inclusive em áreas como terras indígenas e na região da Amazônia.

Segundo a Associação Nacional dos Servidores de Carreira de Especialistas em Meio Ambiente (Ascema), a emissão de autos de infração no Cerrado teve uma queda de 48% de janeiro a março de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Veja Mais