24 julho 2024

MP na Comunidade: Programa leva serviços essenciais à Aldeia Boaçu em Manoel Urbano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Imagem via MPAC

Neste Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) deu início à edição especial do programa MP na Comunidade na Aldeia Boaçu, localizada em Manoel Urbano. A iniciativa, que se estende até sábado, 20, conta com a colaboração da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo.

Publicidade

O objetivo principal é reduzir as barreiras do isolamento enfrentadas pela comunidade, contribuindo para a garantia de direitos e promovendo a cidadania. Para alcançar a aldeia, as equipes enfrentaram uma jornada de aproximadamente três horas por via terrestre, seguida por mais dois dias e meio de viagem de barco pelo curso do rio Purus.

Durante os dois dias de atendimento, o MPAC está oferecendo os serviços da Ouvidoria Geral e do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) por meio do “Projeto Txai – Atuação do MPAC na Defesa dos Povos Indígenas”. Estima-se que cerca de 300 indígenas sejam beneficiados durante essa ação.

Imagem via MPAC

Além dos serviços oferecidos pelo MPAC, outras instituições parceiras disponibilizam atendimentos essenciais, como emissão de documentos e serviços jurídicos oferecidos pelo TJAC, além de atendimentos especializados da Funai. Adicionalmente, está sendo realizada a entrega de roupas doadas pela Receita Federal para a população afetada pelas recentes enchentes no estado.

Imagem via MPAC

Veja Mais