30 abril 2024

Pai e filha acusados de dar golpe milionário no Brasil são presos em Portugal

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Página pública no Facebook — Foto: Reprodução

Um homem de 50 anos e a filha de 29 foram presos no Porto. São acusados de dar um golpe milionário com aluguel de carros no Brasil.

Cláudio Roberto Reis e Thalita Reis foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ), que confirmou as informações ao Portugal Giro.

A Polícia Civil abriu investigação há dois anos. Os agentes portugueses cumpriram mandados de detenção da Interpol emitidos pela justiça brasileira.

De acordo com a PJ, a dupla era procurada pela “prática dos crimes de associação criminosa e burla (fraude) qualificada”.

O suposto golpe teria causado prejuízo de R$ 43 milhões entre março de 2019 e junho de 2022. Eles atuavam a partir de Hortolândia, interior de São Paulo, gerenciando a empresa RT&T – Rent a Car Locadora de Veículos.

“Através de um esquema em pirâmide, causaram prejuízo avaliado em cerca de € 8 milhões, podendo ser condenados a uma pena de prisão de sete anos”, informou a PJ.

Segundo a investigação, a dupla alugava carros e cobrava uma quantia na entrega do veículo. O valor deveria ser devolvido aos clientes no fim do contrato de 15 meses, a não ser que alugassem outro carro, o que não teria acontecido. Concessionárias, das quais a RT&T sublocava os carros, também não teriam recebido.

As vítimas apresentaram queixas e a dupla encerrou as atividades no Brasil. Vivem em Portugal com autorizações de residência, segundo informou o advogado de defesa, Diego Bove, acrescentando que a empresa enfrentou dificuldades financeiras na pandemia de Covid-19.

— O valor apontado como total não corresponde à realidade e seria o somatório do valor dos veículos e do que as pessoas teriam de lucro. Os veículos já foram entregues aos proprietários — garantiu Bove.

Eles foram apresentados ao Tribunal do Porto, que decidiu pela prisão preventiva da filha. O pai foi liberado em condicional, terá que comparecer à Justiça três vezes por semana e seu passaporte está apreendido.

Segundo o advogado, Thalita foi presa mesmo em uma situação de pós-operatório.

— Está em cela comum, deveria ter retornado ao médico nesta segunda-feira (ontem). (…) A cirurgia dela é fato (que provaria) que eles não estão escondidos dos governos, considerando a inscrição dela na Segurança Social e os contratos de trabalho (em Portugal). Ela é vendedora em uma loja de telefonia celular. Ele é mecânico de carros — disse Bove.

A prisão de pai e filha, de acordo com o advogado, teria reiniciado as ameaças de morte que eles teriam recebido ainda no Brasil. Antes de ir para Portugal, Cláudio publicou um vídeo em uma rede social onde dizia ser vítima de ataques.

— A notícia da prisão deles em Portugal reativou intensamente as ameaças (…) Por isso vieram para Portugal (…) As ameaças não são vazias. Algo fruto da raiva e frustração do momento. Elas seguiram por semanas e existem vídeos dessas pessoas na porta da casa deles e de familiares. O escritório da empresa foi absolutamente destruído quando começaram a informar aos clientes que a empresa tinha quebrado. Muitos foram à sede para fazer justiça com as próprias mãos — declarou Bove.

Via O Globo

Veja Mais