25 junho 2024

Previsão do Tempo: Inmet emite um alerta de chuvas intensas para a Região Norte

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região Norte do Brasil está prestes a enfrentar chuvas consideráveis, com volumes que podem ultrapassar os 70,0 mm ao longo desta semana. O fenômeno está associado ao calor, à elevada umidade e à presença da Zona de Convergência Intertropical, fatores que tendem a provocar chuvas intensas.

A partir da terça-feira (30), a previsão indica acumulados significativos de chuva em grande parte da região, com exceção de áreas do Acre, Tocantins e sul do Pará e Rondônia, onde os volumes podem ser inferiores, ficando abaixo de 50,0 mm.

Nesta segunda-feira (29), o Inmet emitiu um alerta de chuvas intensas para a região, com céu predominantemente nublado e ocorrência de pancadas de chuva em todos os estados do Norte, exceto no sul do Tocantins. Durante a tarde e a noite, são esperadas pancadas de chuva e trovoadas isoladas nas regiões norte e sudoeste do Amazonas.

As temperaturas também devem permanecer elevadas, podendo atingir até 38°C em Boa Vista (RR) e 33°C em Macapá (AP), Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO), enquanto as mínimas podem chegar a 23°C em Palmas (TO) e 24°C em Rio Branco (AC).

Via Brasil61/Instituto Nacional de Meteorologia.

Veja Mais