A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) abriu o processo seletivo para preenchimento de vagas de alfabetizadores voluntários no Programa Alfabetiza Acre, que faz parte do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e está vinculado ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, 30 de abril.
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de quinta-feira, 2 de maio, até o dia 13 do mesmo mês. Os candidatos deverão ter no mínimo 18 anos, possuir certificado de ensino médio, estar em dia com suas obrigações eleitorais e, no caso dos homens, com as obrigações militares, além de apresentar certidão negativa de antecedentes criminais.
Ao todo, são 116 vagas disponíveis distribuídas nos 22 municípios acreanos. Os selecionados atuarão como alfabetizadores voluntários por um período de seis meses, tendo como responsabilidade a alfabetização de jovens e adultos a partir de 15 anos de idade.
Os alfabetizadores voluntários também terão uma jornada pedagógica de 40 horas e participarão de encontros mensais de formação continuada com a equipe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja) da SEE. Cada alfabetizador poderá ser responsável por até duas turmas, com uma carga horária semanal de 20 horas para cada turma.
O processo seletivo incluirá análise de currículo, com o resultado preliminar previsto para o dia 17 de maio e a análise final para o dia 22 do mesmo mês. Entre os dias 27 e 29 de maio, os selecionados participarão da jornada pedagógica.
As aulas do Programa Alfabetiza Acre têm previsão de início para o dia 10 de junho. Os alfabetizadores voluntários selecionados receberão uma bolsa de R$ 1,2 mil para uma turma e R$ 2,4 mil para duas turmas mobilizadas.
Os interessados em se inscrever no processo seletivo podem acessar o formulário de inscrição por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeTX3Vt4fi4j9uIHfkmnhNQRqRjPLZyBKmrYtnJe93tTAmLXw/viewform?usp=sf_