O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou o descarte ecológico de mais de 1,7 mil urnas eletrônicas antigas, modelos de 2009 que não estavam mais em uso desde as eleições de 2022.
As urnas, baterias e materiais relacionados foram recolhidos por uma empresa especializada em recuperação e metais, com o objetivo de desmontar e separar o material para reciclagem, incluindo metal, plástico, placas, bobinas, cabos, embalagens de papelão, borrachas, entre outros.
O peso total do material descartado alcançou 12 mil quilos, de acordo com informações do TRE-AC. Os equipamentos estavam armazenados nos cartórios após as eleições de 2022 e foram recolhidos gradativamente para reciclagem.
O TRE-AC explicou que as urnas têm uma vida útil aproximada de dez anos e, após esse período, são substituídas por equipamentos mais modernos, como as versões produzidas nos últimos anos, como as máquinas de 2020 e 2022.
Para as eleições deste ano, estão previstas 1.168 urnas do modelo de 2020 e 1,7 mil do modelo de 2022, totalizando 2.868 equipamentos a serem utilizados.
Via G1 AC.