30 abril 2024

Tribunal do Júri de Brasileia condena líder de organização criminosa a mais de 280 anos de prisão

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Tribunal do Júri de Brasileia emitiu uma sentença histórica ao condenar Jesuilson Pereira Gomes, um dos líderes de uma organização criminosa com atuação no estado do Acre, a uma pena total de mais de 280 anos de prisão. A condenação foi o desfecho de nove processos julgados após a extradição do réu, que estava detido na Bolívia e foi entregue às autoridades brasileiras no final de 2023. A promotora de Justiça Pauliane Mezabarba atuou nos julgamentos, que ocorreram durante esta semana.

Em dois dos processos, Jesuilson foi identificado como o executor direto de homicídios ocorridos em 2018, antes de sua prisão no país vizinho. Nos outros sete processos em que foi condenado, ficou evidente que Jesuilson liderava a organização criminosa mesmo estando detido no presídio boliviano. Ele era responsável por dar ordens, fornecer logística e armamento para a execução de membros de facção rival.

O sucesso das investigações que levaram à condenação de Jesuilson é atribuído à Polícia Civil, que, com autorização judicial, utilizou quebras de sigilo telefônico para identificar o funcionamento da organização criminosa durante o período em que ele estava detido no presídio estrangeiro.

 

 

Veja Mais