24 junho 2024

Vídeo registra passagem de tornado em São Martinho da Serra, RS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Vídeo mostra passagem de tornado em cidade do interior gaúcho — Foto: Divulgação

Moradores de São Martinho da Serra, interior do Rio Grande do Sul, capturaram em vídeo a passagem de um tornado pela zona rural do município no último sábado. Felizmente, não houve registro de feridos. Veja abaixo as imagens:

De acordo com o MetSul, o fenômeno ocorreu durante um período de instabilidade atmosférica, causado pela passagem de uma frente fria que gerou fortes chuvas na região. A meteorologista Estael Sias explicou que as condições eram propícias para a formação de tornados.

“Especificações meteorológicas, como a presença de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, aliadas ao avanço da frente fria, criam um ambiente favorável para que ventos divergentes se formem na parte inferior da atmosfera, favorecendo a formação de tornados”, disse Sias ao MetSul.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul relatou que o município foi afetado por uma “tempestade de chuvas associadas a vento”, que resultou em danos materiais na rede elétrica. No momento, todo o estado está sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para tempestades. Na porção sul do território gaúcho, onde se localiza São Martinho da Serra, o alerta emitido foi classificado como “Perigo”, indicado pela cor laranja.

Em algumas localidades, os acumulados de chuva superaram os 100mm, como em Quaraí (170,8 mm) e Pedro Osório (113,6 mm). Os municípios de Capão Do Leão e Arroio Grande registraram 97,2 mm e 93,4 mm, respectivamente, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Na cidade de Arroio Grande, pelo menos 18 pessoas ficaram desalojadas, segundo informações da Defesa Civil do RS.

Veja Mais