16 junho 2024

ApexBrasil e Assintecal lançam missão para impulsiona produção de biomateriais na indústria calçadista brasileira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
A missão de biomateriais conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae/AC)/Foto: Reprodução

A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), está liderando uma iniciativa para fomentar a produção de biomateriais na indústria de calçados do Brasil. Entre os dias 6 e 8 de maio, a missão será realizada em Rio Branco/AC, incluindo visitas técnicas a empresas locais, com o intuito de identificar oportunidades para exportação desses materiais.

O lançamento da missão está marcado para o dia 6 de maio, na sede do Sebrae em Rio Branco, e contará com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, da superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, e representantes do Sebrae local.

A proposta da missão é realizar um amplo levantamento dos recursos biológicos e naturais disponíveis na Região Amazônica, considerando sua viabilidade econômica e sustentabilidade. Em parceria com instituições de pesquisa e órgãos governamentais locais, a iniciativa visa desenvolver exposições, rodadas de negócios e projetos pilotos e protótipos, demonstrando as potencialidades das empresas brasileiras que adotam a sustentabilidade como base de seus negócios.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destaca a importância da missão para a Amazônia, ressaltando o potencial de produtos artesanais desenvolvidos com recursos da floresta. A iniciativa busca ativamente materiais e produtos como bijuterias, valorizando o trabalho das populações locais e povos originários.

O apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae/AC) tem sido fundamental na identificação e interlocução com parceiros locais, contribuindo para o sucesso da iniciativa. Além disso, o projeto conta com o suporte do Brazilian Leather, iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), e da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB).

Os fabricantes brasileiros interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo podem participar do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq. Este projeto oferece soluções adequadas para cada nível de internacionalização, incluindo ações de promoção comercial, inteligência e capacitação. Para mais informações, entre em contato através do e-mail: [email protected].

A ApexBrasil, por sua vez, atua na promoção dos produtos e serviços brasileiros no exterior, bem como na atração de investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A agência realiza diversas ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios e apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais.

 

Veja Mais