19 maio 2024

Distribuídos mais de 252 mil absorventes gratuitos no Acre pelo Programa do Ministério da Saúde

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No estado do Acre, mais de 252.736 absorventes foram distribuídos gratuitamente às mulheres através do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, realizado pelo Ministério da Saúde. Este programa visa fornecer acesso a absorventes higiênicos gratuitos para mulheres entre 10 e 49 anos, conscientizando sobre a importância da dignidade menstrual.

O Programa conta com a colaboração de 18 farmácias credenciadas em 12 das 22 cidades acreanas. A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) tem sido fundamental na disseminação das informações sobre o programa para que mais mulheres possam se beneficiar.

Para ter acesso aos absorventes, é necessário estar cadastrada no Cadastro Único do governo federal. Cada mulher tem direito a 40 unidades de absorventes para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias.

A secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira, ressalta a importância do programa para a saúde e bem-estar das mulheres, destacando que a falta de acesso a produtos adequados para a higiene menstrual pode ter sérias consequências na saúde física, emocional e social das mulheres.

“É fundamental que todas as mulheres tenham acesso igualitário a produtos de higiene menstrual. Estamos comprometidos em trabalhar em conjunto com o governo federal e outras instâncias para garantir que essa necessidade básica seja atendida para todas”, enfatiza a secretária.

As mulheres que têm direito aos absorventes são aquelas entre 10 e 49 anos de idade, inscritas no Cadastro Único do governo federal e que se encontram em situação de vulnerabilidade social extrema, são estudantes de baixa renda da rede pública de ensino ou estão em situação de rua.

Para retirar os absorventes gratuitos, é necessário apresentar a autorização emitida no aplicativo Meu SUS digital, além de levar documento de identidade com foto e CPF.

Via Agência de Notícias do Acre.

Veja Mais