O Papa Francisco realizou uma doação de 100 mil euros, equivalente a pouco mais de meio milhão de reais, para auxiliar as vítimas das chuvas no estado do Rio Grande do Sul. A doação foi confirmada pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, nesta quinta-feira. O valor foi enviado através da Esmolaria Apostólica.
Dom Jaime Spengler declarou ao Vatican News que foram informados pela Nunciatura Apostólica sobre a generosa doação do Santo Padre, que será repassada para o Regional Sul 3 da CNBB, responsável por abranger todo o estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é ajudar as vítimas da tragédia da melhor forma possível.
A Esmolaria Apostólica, que executou a doação, é o departamento da Santa Sé encarregado de exercer a caridade em nome do Papa, especialmente para com os pobres e necessitados.
Além da doação financeira, o Papa Francisco expressou sua solidariedade no domingo anterior às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, especialmente àqueles que perderam entes queridos e tiveram que abandonar suas casas devido à tragédia climática. Nas redes sociais, o pontífice afirmou suas orações pelas populações do estado, desejando que o Senhor acolha os mortos e console as famílias e todos os afetados.