24 maio 2024

PF reprime extração ilegal de minério do ouro no leito do Rio Madeira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Federal, em ação conjunta com o IBAMA, deflagrou nos dias 14 e 15/05 mais uma etapa da Operação Febre do Fogo, no Rio Madeira, região de Humaitá, no sul do estado do Amazonas.

O objetivo do trabalho, como nos estágios anteriores, era a prevenção e repressão de infrações contra o meio ambiente e usurpação de bens da União. Os focos foram novamente as dragas, balsas e outros aparatos empregados na extração ilegal de minério do ouro no leito do Rio Madeira, sem qualquer autorização de órgãos ambientais e federais envolvidos.

Durante a ação foram inutilizadas 86 embarcações, cujas finalidades eram exclusivamente predar o meio ambiente e extrair minério de ouro. Essa atividade ilegal, realizada por indivíduos que atuam de maneira irresponsável e desenfreada com o uso de mercúrio, agride a fauna, a flora e a saúde humana, conforme já comprovado cientificamente.

ro1605.1.jpg

A operação contou com embarcações táticas, 22 policiais federais, servidores do IBAMA e com o Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal – GPI, que foi destacado para reprimir qualquer resistência por parte dos garimpeiros para impedir a inutilização de objetos.

A Polícia Federal e os demais órgãos continuarão presentes na região, com o objetivo de proteger o meio ambiente e levar à justiça aqueles que insistem em extrair os recursos naturais de maneira ilegal.

Via PF

Veja Mais