25 novembro 2024

Rio Acre atinge menor nível em 10 anos e previsão é de recordes negativos na Capital

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
imagem antiga.

O Rio Acre registrou um nível abaixo de três metros na capital acreana, Rio Branco. Na primeira medição desta sexta-feira, 17 de maio, a Defesa Civil divulgou que o manancial está a 2,88 metros.

Esta é a menor marca para o período na última década, aumentando as preocupações em relação à estiagem deste ano. O recorde negativo anterior do Rio Acre é de 1,25 metros, alcançado em setembro de 2022. Infelizmente, a previsão é de que esse recorde seja superado este ano.

“Ao que tudo indica, Rio Branco deve ter um novo recorde negativo. As chuvas estão mais escassas, especialmente após a passagem dessa frente fria”, afirma Cláudio Falcão, diretor de Administração de Desastres da Defesa Civil em Rio Branco.

Com o nível registrado hoje, a expectativa é que o Rio Acre fique abaixo dos dois metros ainda no final deste mês de maio. “Infelizmente, isso deve acontecer. No ano passado, o rio ficou abaixo dos dois metros apenas em junho”, explica Falcão.

Quando o rio atinge um nível abaixo de dois metros, ele é considerado intrafegável, dificultando a navegação e, consequentemente, o escoamento da produção rural ribeirinha. Isso provoca falta de água nas comunidades rurais e torna mais difícil a captação de água na zona urbana.

Com informações do ac24horas.

Veja Mais