24 maio 2024

Servidores da Ufac em greve plantarão árvores em combate à crise climática

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal do Acre (Ufac) estão promovendo uma ação de plantio de árvores como parte de sua greve em curso há mais de 60 dias. Esta atividade, intitulada “Plantando Consciência”, está agendada para quarta-feira, 15 de maio, às 8 horas, em frente à sede administrativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Acre (Sintest-AC).

A iniciativa é liderada pelo Grupo de Trabalho Crise Climática e Educação Ambiental, composto por servidores da Ufac, que buscam não apenas melhorias salariais e orçamentárias, mas também a promoção de práticas sustentáveis dentro da instituição.

Durante o evento, serão plantadas aproximadamente 40 mudas de diferentes espécies, como ipê, samaúma, ingá-mirim e arbustos. A maioria dessas mudas foi gentilmente fornecida pelo Parque Zoobotânico (PZ) da Ufac, que é reconhecido como o maior espaço verde urbano em Rio Branco. A escolha das espécies e a logística do plantio foram resultado de um estudo técnico realizado em colaboração com a administração da universidade.

O processo de plantio contou com a participação de diversos servidores, desde o planejamento até a preparação do solo e a instalação de estacas em bambu para proteção das mudas.

Além de contribuir para o ambiente local, essa ação tem como objetivo inspirar outras instituições a se engajarem em práticas sustentáveis. Jonsos Nunes, psicólogo da Ufac e um dos organizadores, destaca a importância de expandir esse movimento para toda a comunidade acadêmica e demais setores da sociedade, visando a conscientização ambiental e a proteção do meio ambiente para as gerações futuras.

Com informações do ac24horas.

Veja Mais