18 junho 2024

Brasil é o primeiro país a ter “modo ladrão” para celulares Android

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Brasil é o primeiro país do mundo a receber o recurso do “modo ladrão” para smartphones que utilizam o sistema operacional Android. A distinção foi confirmada nesta terça-feira (11/6) no Google for Brasil 2024, evento anual realizado pela gigante de tecnologia para apresentar novidades ao mercado local.

O mecanismo foi criado para combater roubos e furtos e utiliza recursos de Inteligência Artificial, associados a ferramentas existentes nos celulares, como o acelerômetro, o sensor de movimentos. Funciona assim: a tela é bloqueada quando o sistema identifica um movimento abrupto do aparelho, como se alguém o tivesse arrancado da mão de outra pessoa.

O recurso também pode identificar fugas em velocidade, como as realizadas por meio de bicicletas ou motos, por exemplo. Nesses casos, a tela do celular exibe a mensagem “possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados”. Para que funcione, o usuário deve ativar o sistema de detecção de roubo nas configurações do aparelho.

Mais bloqueios

Além disso, o Google apresentou outros dois dispositivos de segurança incorporados ao Android no Brasil. Eles incluem o bloqueio rápido remoto e o bloqueio de celular offline, que interrompe o funcionamento do aparelho ao identificar comportamentos incomuns dos usuários.

As três funcionalidades estarão disponíveis para usuários com Android 10 ou versões mais recentes. A empresa apresentou um link por meio do qual os interessados podem se inscrever e receber informações das novas ferramentas.

Missão especial

De acordo com o Google, executivos do Android vieram ao Brasil em setembro de 2023, para entender como os criminosos agiam nas ruas das cidades do país. Eles também se reuniram com representantes do governo federal, em Brasília, para discutir o assunto. A atuação das “gangues das bicicletas” chamou a atenção do grupo e levou à criação do “modo ladrão”.

Via Metrópoles

Veja Mais