23 outubro 2024

Governador Gladson Cameli fortalece parcerias com empresários em projetos de conservação ambiental no Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governador do Acre, Gladson Cameli, participou de um jantar de confraternização que reuniu representantes de projetos de conservação ambiental no estado. O evento foi parte da 1ª Reunião de Projetos Privados de Conservação e Restauração Florestal, realizada em Rio Branco nos dias 17 e 18 de junho. Durante o encontro, foram discutidas estratégias e iniciativas dos projetos de carbono em estágio de desenvolvimento e certificação no Acre.

A programação contou com a participação dos projetos REDD+Tarauacá; Mamuriá, Muru, Tauari e São Jerônimo, bem como de diversos setores do governo, como a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Instituto de Mudanças Climáticas do Acre (IMC) e Agência de Negócios do Acre (Anac).

Durante o jantar, cinco empresários que investem em projetos ambientais no estado apresentaram detalhes de suas iniciativas e discutiram demandas para fortalecer a parceria público-privada em prol do desenvolvimento sustentável.

Emival Bueno, CEO da Empresa Verde Brasil, destacou a importância do diálogo entre o setor privado e o governo para entender as políticas e diretrizes do estado. “Nós somos cinco empresas reunidas para ter conversas produtivas e contribuir com o progresso do estado”, afirmou.

Nicolas Londono, da empresa Samaúma, ressaltou que o setor privado tem o papel de trazer desenvolvimento e destacou a importância da parceria com o governo para impactar positivamente as comunidades locais.

Durante o encontro, o governador Gladson Cameli reforçou o compromisso do estado em ser parceiro da iniciativa privada. “O que precisa ser feito, tem que ser feito, sem perder tempo. Cabe a nós fazermos nosso dever e espero que contem comigo”, destacou Cameli.

Os projetos discutidos visam integrar clima, comunidade e biodiversidade de forma coordenada, mantendo a transparência em todas as atividades e decisões do projeto. Além dos benefícios climáticos, os projetos também promovem auxílios sociais por meio de atividades focadas nas famílias residentes nas áreas, fortalecendo as atividades sustentáveis.

O evento contou com debates sobre as políticas ambientais do estado, apresentação dos projetos e desafios socioambientais durante as etapas de elaboração e implantação das iniciativas. A participação ativa dos empresários e o compromisso do governo destacam o esforço conjunto para o desenvolvimento sustentável no Acre.

Via Agência de Notícias do Acre.

Veja Mais