POLICIAL

Policial Civil que ameaçou promotor de Justiça é preso no Acre

Neste domingo (9), um policial civil foi preso em Rio Branco, Acre, por fazer ameaças de morte contra Tales Tranin, promotor de Justiça do Ministério Público do Acre (MP-AC). A prisão ocorreu após um mandado emitido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que atua de forma independente.

As investigações começaram em abril deste ano, quando a Procuradoria-Geral de Justiça encaminhou o caso ao Gaeco e à 1ª Promotoria de Justiça Criminal. Além da prisão, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão contra o acusado, cuja identidade permanece em sigilo.

O policial está sob investigação da Corregedoria de Polícia e enfrenta processos administrativos disciplinares. O MP-AC informou que medidas foram tomadas para garantir a segurança do promotor Tranin, e o caso está sob segredo de justiça. Tales Tranin preferiu não comentar, direcionando perguntas ao Gaeco.

Em nota pública, o governo do Acre declarou que está conduzindo um procedimento investigatório para apurar os fatos. O governo também destacou que procedimentos administrativos disciplinares (PADs) estão sendo observados, garantindo ampla defesa e contraditório, com alguns processos resultando em decisões de demissão.

O g1 tentou contato com o coordenador do Gaeco, promotor Bernardo Albano, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Via G1 ACRE.