21 julho 2024

Receita Federal intercepta 12 mil toneladas de manganês em fraude de exportação para a China

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

A Receita Federal realizou a apreensão de aproximadamente 12 mil toneladas de minério de manganês no município de Santana, a cerca de 17 quilômetros de Macapá (AP). A operação contou com a colaboração da Agência Nacional de Mineração (ANM), Capitania dos Portos do Amapá e Polícia Federal (PF). A carga foi interceptada durante uma ação conjunta entre a Seção do Despacho Aduaneiro da Alfândega de Belém (Sadad) e a Receita Federal do Amapá.

As toneladas de minério estavam em processo de exportação com destino à China quando foram retidas pelas autoridades. Durante a análise da documentação apresentada, foram identificadas inconsistências que levaram à descoberta da fraude.

A Receita Federal destacou que uma das principais evidências da irregularidade foi a diferença entre a documentação fornecida pelas empresas e as imagens de satélite em tempo real. Essas imagens revelaram a inexistência de atividades minerárias nos locais declarados como origem do minério, o que corroborou as suspeitas das autoridades sobre a fraude em questão.

Com informações do ac24horas.

Veja Mais