24 julho 2024

Acre participa do 2º Encontro Conexão Etnoturismo em Rondônia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

O governo do Acre participou do 2º Encontro Conexão Etnoturismo com representatividade da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e da Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas (Sepi) nesta sexta-feira, 5, em Porto Velho (RO), com representantes dos estados de Rondônia, Roraima, Amazonas e Mato Grosso. O encontro integra a programação da primeira edição da Expo Turismo Rondônia que começou nesta quinta-feira, 4, e reúne empreendedores e instituições do turismo nacional e internacional na capital rondoniense até este sábado, 6.

Nedina Yawanawa, diretora dos Povos Indígenas da Sepi, apresentou o etnoturismo como uma oportunidade de se conectar com a floresta. Ela destacou a importância das ações do Estado para fortalecer o etnoturismo e compartilhou a experiência positiva dos povos indígenas do Acre.

Etnoturismo atrai milhares de turistas ao Acre todos os anos. Foto: Alice Leão/Sete

”Etnoturismo é território, floresta, água, são pessoas, é desconectar do mundo, do relógio, e se conectar com o mundo da floresta e dos seres encantados. As políticas de Estado fortalecem a identidade dos povos indígenas do Acre, como a exemplo do povo Yawanawa, que são pioneiros nos festivais indígenas no Acre, pioneiros nas vivências que as mulheres realizam. Somos do povo que as mulheres quebraram tradições no mundo da espiritualidade porque o que nos move além do físico e material é o espiritual e com esse espírito dizer que as coisas podem melhorar a partir dessa participação”, ressaltou Nedina.

Intercâmbio de conhecimento entre os estados é importante para fortalecer o etnoturismo na Região Norte. Foto: Alice Leão/Sete

O secretário de Turismo e Empreendedorismo do Acre, Marcelo Messias, falou sobre a importância do intercâmbio de conhecimentos para fortalecer o etnoturismo nos estados do Norte: “A Amazônia é rica e diversa em sua natureza e na cultura dos povos que a habitam. E o estado do Acre, juntamente aos colegas aqui presentes, em especial a Sepi, têm buscado fortalecer este reconhecimento e valorização dos povos originários por meio também do etnoturismo”, enfatizou.

Gasoda Suruí, superintendente estadual dos Povos Indígenas de Rondônia falou sobre a atuação da superintendência no fortalecimento dos povos originários: “Nós temos conhecimento e sabedoria que pode contribuir com o desenvolvimento do nosso estado. Então o objetivo de ter uma superintendência hoje é dialogar mais com instituições públicas dentro do nosso município, dentro do nosso estado e em nível nacional também”, destacou.

Na atual gestão, o Estado tem buscado investir e fortalecer o turismo no Acre. Foto: Alice Leão/Sete

Programa Viaja Mais Servidor

Durante o evento, Acre, Rondônia e Roraima assinaram termo de intenção de cooperação técnica para promoção do Programa Viaja Mais Servidor que oferta benefícios como a valorização dos servidores e a movimentação da economia dos estados por meio do turismo.

“É uma alegria assinar essa parceria entre os três estados aqui na Expo Turismo Rondônia e tenho certeza que essa parceria só vais nos unir e fortalecer cada vez mais”, disse o secretário de Turismo e Empreendedorismo do Acre, Marcelo Messias.

“É um prazer para todos nós proporcionar a integração que a Amazônia precisa com essa força que é o turismo para o desenvolvimento da Amazônia”, destacou o secretário de Turismo de Roraima, Bruno Dantas.

“Esse é um termo de intenção de cooperação técnica que nós secretários estamos assinando e nos comprometendo de unir os empresários da região norte e fazer uma grande parceria para que os servidores possam conhecer os nossos estados”, destacou Gilvan Pereira, secretário de Turismo de Rondônia.

Via Secom

Veja Mais