Nesta sexta-feira (19), vários bancos e fintechs brasileiros enfrentaram problemas em seus aplicativos devido a um apagão cibernético global que afetou diversas regiões ao redor do mundo.
De acordo com o site Downdetector, que monitora falhas em canais digitais, foram registradas reclamações em pelo menos quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next. Clientes também relataram nas redes sociais que os aplicativos estavam fora do ar, enfrentando dificuldades para fazer login e realizar pagamentos.
O Bradesco confirmou que seus sistemas digitais ficaram temporariamente indisponíveis devido ao apagão cibernético global. Em nota, o banco informou que suas equipes estão trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível e que os terminais de autoatendimento continuam operando normalmente.
O Neon também comunicou que seu aplicativo apresentou instabilidades em todos os serviços e transações, incluindo o uso de cartões de débito e crédito. “O funcionamento dos serviços foi restabelecido, e nossa equipe técnica continua trabalhando para minimizar qualquer impacto para nossos clientes”, afirmou o Neon.
O Banco Pan relatou que a indisponibilidade foi causada pela atualização de software de um de seus fornecedores, afetando vários serviços. “O PAN já restabeleceu alguns de seus serviços e continua trabalhando para normalizar totalmente todas as funcionalidades”, informou o banco.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou que alguns sistemas de instituições financeiras foram temporariamente afetados pela falha, mas que não houve comprometimento significativo na prestação dos serviços. “A maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços, e as demais estão em avançado estado de normalização”, disse a federação.
O Banco Central do Brasil informou que seus sistemas estão funcionando normalmente e não foram afetados pelo apagão.
Problemas semelhantes foram reportados por bancos em vários países. Na Austrália, o Commonwealth Bank, o maior banco do país, enfrentou dificuldades em transferências de dinheiro. Na África do Sul, a Capitec também teve interrupções em pagamentos com cartão, caixas eletrônicos e serviços de aplicativos.
Além disso, grandes mesas de negociação de petróleo e gás em Londres e Cingapura enfrentaram dificuldades para executar transações devido ao apagão cibernético.