24 novembro 2024

Colisões em postes atingem recorde no Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Entre janeiro e junho de 2024, o Acre registrou um total de 65 colisões em postes, de acordo com dados da Energisa. Este é o maior número de ocorrências desse tipo na história do estado, afetando a rede elétrica e exigindo a substituição de 75 postes. Mais de 14,3 mil clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a esses incidentes.

Entre os postes substituídos, há casos em que o mesmo poste foi atingido mais de uma vez este ano, como o poste na via principal do bairro Canaã, em Rio Branco. Essas colisões, ou abalroamentos, podem gerar riscos à vida, interrupção do fornecimento de energia elétrica, afetando áreas essenciais, e acarretar custos significativos de manutenção, conforme regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Após um acidente, a substituição de um poste pode levar de 4 a 8 horas, dependendo de vários fatores, como localização, tipo e quantidade de equipamentos danificados. O custo médio de manutenção para cada incidente pode chegar a R$ 10 mil.

Recentemente, uma colisão na via principal do bairro Universitário, em Rio Branco, derrubou dois postes e afetou cerca de 1,8 mil clientes. Felizmente, mais de 90% deles tiveram o fornecimento restabelecido em pouco tempo.

Para reduzir o tempo de atendimento e minimizar os impactos desses acidentes, a Energisa investe continuamente na automação da rede elétrica. O coordenador da Energisa, Ruy de Albuquerque, destacou que a empresa conta com um Centro de Operação Integrado moderno, que realiza monitoramento 24 horas por dia. Em situações adequadas, são feitas manobras telecomandadas para restabelecer a energia elétrica de forma segura e ágil.

A Energisa também utiliza equipamentos como estabilizadores de postes e postes telescópicos. Com esses recursos e uma equipe treinada, é possível restabelecer o fornecimento de energia em menos tempo, garantindo segurança para as equipes e clientes.

Em caso de queda de postes e fios partidos, a Energisa orienta os clientes a manter distância do local e registrar ocorrências pelos canais oficiais da concessionária.

Veja Mais