25 novembro 2024

Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde lança Programa de educação à distância para reeducandos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Foi lançado o Programa de Formação em Educação à Distância (EAD) na Escola Fábrica de Asas, localizada no Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde. O evento contou com a presença do desembargador Francisco Djalma, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que representou a presidência do TJAC.

Em seu discurso, o desembargador Francisco Djalma destacou a importância do programa para os reeducandos e os esforços contínuos do GMF. “Na qualidade de supervisor do GMF, no Estado do Acre, eu quero cumprimentar aos reeducandos, pois o nosso projeto está voltado e focado sobretudo no interesse dos senhores. Que os senhores, quando saírem daqui, possam sair com uma profissão definida. O GMF não tem limitado esforços no sentido de levar ao sistema prisional condições para que os senhores possam ser reinseridos na sociedade. A nossa preocupação é, sobretudo, essa: que somente através da educação os senhores sairão daqui melhores.”

O presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (IAPEN/AC), Marcos Frank, também discursou, reafirmando o compromisso do instituto com a ressocialização. “A gestão do Instituto sabe o quão desafiador é o trabalho dos profissionais, mas reafirma o compromisso do Iapen com a ressocialização.”

Durante o evento, foi assinado o Termo de Cessão dos Espaços Educacionais nas unidades prisionais do Estado do Acre. Além disso, foram entregues 19 notebooks, 15 tablets e um computador de mesa. Esses equipamentos permitirão aos reeducandos participar das aulas virtuais, acessar materiais didáticos e desenvolver habilidades tecnológicas essenciais para sua reinserção social e profissional. Parte dos equipamentos foi custeada com recursos das Penas Pecuniárias.

O Programa de Formação EAD é uma iniciativa importante para oferecer oportunidades educacionais aos reeducandos, contribuindo para a sua capacitação e reintegração na sociedade.

Veja Mais